segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Obras e sebes

Finalmente consegui ir até à Ribeira e ver o andamento das obras. Estava um frio de rachar, mas ainda assim não tivemos chuva no fim de semana, o que já não foi nada mau...
E está a ficar mais adiantada: a parede que faltava está feita, já há cobertura, a estrutura que vai ficar à mostra já está pintada de cinzento escuro, já estavam a fazer a base para as varandas, o muro está já arranjado - grandes progressos! Palpita-me que poderiam ter avançado mais se não fosse o tempo estar tão húmido - demora tudo muito mais a secar, incluindo o cimento...

Além do andamento das obras, aproveitei também para tratar de encomendar uma cerca para pôr no fundo da propriedade. Como termina num talude inclinado, é boa ideia proteger crianças e animais de cairem para a estrada. E como uma cerca de arame com 50 metros não é nada estética, aproveitei para comprar uma data de arbustos para a cobrir. Devia ter tirado fotos - adorei os vasinhos de plantas cheias de vontade de crescer pela minha cerca acima - espero eu! A ver se vão resistir até a cerca estar feita, o que só deve acontecer lá para a semana que vem, as estacas estavam esgotadas e o homem vai ter de esperar por elas.
Devo dizer que tenho é pena de não estar lá e ser eu a pôr a cerca, a plantar os arbustos... enfim, espero ainda ter oportunidades de fazer essas coisas todas em breve!

Fotografei também o muro do lado da rua, já está todo arranjadinho.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A estrutura está montada

Depois dos traumas deste Natal tenho andado mesmo com preguiça para escrever, mas já há mais novidades.
A estrutura metálica já está completamente montada e a electricidade foi ligada, contrato feito e contador
instalado!
De facto, depois das confusões todas, até fiquei surpreendida quando uns dias antes do Natal recebi um telefonema
da edp a dizer que já podia fazer o contrato, e que instalavam logo o contador.
Para fazer o contrato de contador de obra também foi fácil - bastou ligar para o apoio a clientes, indicar o nr do
pedido, dar uns dados da licença de construção, e já está - nem precisei de ir a uma loja edp. E na 2a feira seguinte foram instalar o contador.

Com a estrutura também houve confusões, mas já está tudo resolvido. Felizmente fiz um contrato com o arquitecto para acompanhar a obra... Quando lá foi ainda chegou a tempo de evitar uns problemas, fruto de umas medições erradas. O sub-empreiteiro lá corrigiu a coisa e acabou tudo em bem, felizmente.

Agora as fases seguintes: cobrir a estrutura a OSB, para depois aplicar o "cappotto". Claro que esta época do ano não é a melhor para isto, mas que se há-de fazer... é esperar uns dias de tempo mais seco.

Também há outra guerra para vencer - as paredes em pedra. O meu construtor, uma execelente pessoa por sinal, mas habituado aos seus métodos de trabalho, abomina as paredes de pedra do barracão que vão ficar no interior da casa. Porquê? porque lhe vão dar muito trabalho a retirar a argila e pedrinhas de união e substituir por uma argamassa apropriada, e a fazer uns vãos decentes para as janelas e portas. Já me moeu a cabeça e sugeriu que se deitasse aquilo abaixo e substituisse por uma parede de tijolo revestida a pedra sintética - mas de facto não seria a mesma coisa. Mas o trabalho de recuperação das paredes é possível e até já estava orçamentado, portanto ele vai ter de o fazer mesmo - espero nào ter de me chatear por causa de uns poucos metros quadrados de pedra.

Eis umas fotos ilustrativas do estado da construção. Bom ano!


 

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Natal e perdas

Este Natal foi mesmo triste, ao contrário do que eu estava habituada.
A grande família juntou-se como de costume, mas infelizmente o meu querido tio resolveu deixar-nos na antevéspera de Natal, de modo que esta consoada passei-a entre risos e lágrimas.
Sim, ele já tinha muita idade, sim ele não estava bem, mas o facto é que desde que me conheço não me lembro de ter passado um Natal sem ele. Fico com a memória desses natais divertidos, e de todos os que já abandonaram a grande mesa de Natal.
O que vale é que há sempre outros a chegar, miúdos e graúdos - casamentos, nascimentos, a grande dinâmica familiar sempre em marcha...