quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Na casa nova, finalmente!

Sim, finalmente! Apesar de ainda não estar completamente mobilada, este Verão já a estreei.
Estava à espera de a estrear ainda mais cedo, mas como a pintura anti-derrapante do exterior só podia ser feita na estação seca, só em fim de Maio ficou completamente pronta a mobilar.

Nos primeiros meses de Verão dediquei-me à montagem da cozinha, e em Agosto comprei as camas e colchões e mudei-me para lá de armas e bagagens, gatos incluídos.
Gostei tanto que fiquei lá até Outubro.

Devo dizer que trabalhei bastante: tirar o pó e lavar chão, paredes e armários, pôr cortinas black-out nas janelas dos quartos, montar os móveis e pô-los nos sítios... Felizmente tive alguma ajuda da família, e acabei por contratar um artista local para me ajudar com a cozinha - cortar bancadas à medida, prender os móveis altos à parede, pôr candieiros.
Mesmo assim a minha caixa de ferramentas foi bastante usada, e só no fim de Setembro ficou tudo funcional.

Ei-la, ao longe

Já se pode lá dormir, cozinhar e comer. A sala ainda está vazia, mas pus uma mesinha de armar perto da cozinha, para as minhas refeições com vista para o pomar.
Aqui estão umas fotos para ilustrar estas novidades. Ainda há muito trabalho para fazer, mas devagar se vai ao longe e estou a divertir-me a fazê-lo, que é o mais importante.
Vista do pomar


















Varanda do meu quarto
Vista do quarto
Sala (vazia...)
Bancada da cozinha
Vista da cozinha
Cozinha, oposto à bancada

11 comentários:

Viagens a Dois disse...

Desde que descobrimos este excelente blog, cheio de dicas e alertas, tivemos sempre o prazer de ler cada post. Isto porque também nos encontrávamos a construir a nossa própria casa. Mudámos-nos há poucas semanas e estamos numa fase de descobrir o que funciona menos bem, ou seja, estamos numa nova fase de dores de cabeça, pois torna-se chato quando descobrimos que o recuperador, tão caro, ainda não está a expelir devidamente o fumo. Enfim...agora resta-nos tirar tudo das caixas e continuar a ser felizes.
Resta-nos desejar muita felicidade nessa casa bonita e aguardar mais posts, nem que seja da adaptação.
Um grande abraço e tudo de BOM.

Casa em Construção disse...

Obrigada pelos vossos votos, simpático casal.
Mas o blog não vai acabar agora. Agora é que tenho mesmo de fazer uns posts com a avaliação da casa: isolamento térmico, recuperador, chão, piscina, etc etc... coisas que só se podem avaliar passado algum tempo (infelizmente).
E desejo-vos também muitas felicidades com a vossa nova casa, espero só tenham boas surpresas :-)

João Cabral Valente disse...

Ando há anos a sonhar construir uma casa para viver no campo e deixar Lisboa de vez.
Para tornar este sonho menos dispendioso, e porque sou um “bricoleur” incurável, a minha ideia é construir em regime de administração directa e maximizando a componente de auto-construção.
Como estive muitos anos ligado à construção e manutenção de edifícios industriais, sempre achei que a construção em estrutura metálica seria a melhor solução para o que pretendo, mas sempre ouvi os mais variados argumentos desencorajadores.
Ao pesquisar este tema na internet “tropecei” no seu blog e não o larguei enquanto não o li de ponta a ponta, não só pelo interesse que o tema tinha para mim, mas também pela qualidade da escrita e pelo formato de “diário” que prende qualquer leitor. Os meus parabéns.
Este meu post tem por objectivo tentar perceber a solução usada na sua construção. A minha ideia era uma estrutura em perfis de aço (pesados) e fecho desta com tijolos ou blocos de betão, tudo revestido a ETICS. Conheço também as estruturas de aço ligeiras, mas não gosto da solução.
A minha surpresa foi verificar que na sua casa a estrutura metálica foi fechada com painéis OSB e fiquei logo “em pulgas” para obter pormenores construtivos (exemplo: processo de fixação das placas à estrutura, ligação entre placas, remates de cantos, ligação à laje de pavimento, etc. etc. etc.).
Assim, vinha pedir se seria possível dar-me o contacto do projectista ou empresa que tratou especificamente desse aspecto construtivo. Aproveitava ainda para saber se esta solução está a dar boas provas e se a recomenda.
Agradecendo antecipadamente, desejo um óptimo 2013 na sua nova casa.
João Cabral Valente

A Construtora em construção disse...

Caro João Valente
Agradeço muito os seus comentários encorajadores, obrigada. De facto já tinha pensado iniciar outro blogue para relatar a minha experiência de agricultora incipiente, mas ainda não surgiu a oportunidade, talvez ainda este inverno.
Em relação ao que me pede, estarei com certeza disponível para o esclarecer no que puder. No entanto já poderá contactar os arquitectos através do link que encontra na barra à direita do blog, na secção OS ARQUITECTOS (H2A) abaixo do arquivo do blogue. No site deles também encontrará alguns desenhos deste projecto.
Se desejar mais esclarecimentos meus, deixe então um novo comentário com um e-mail de contacto, assim poderei responder-lhe particularmente.
Mais uma vez obrigada, e boa sorte na sua procura da harmonia campestre.

Luis Araujo disse...

Uma ótima referencia o seu blog. irei recomendar..!

Vektor Arquitetura e Construção
Competência, Honestida e Satisfação
http://vektorarquitetura.wix.com/home
Recife
(81)9613.4943

Unknown disse...

Olá!

Descobri agora mesmo este blog, comecei a ler a parte das licenças, e tem tanta informação útil!

Hoje, e após muita procura (julgo que vi todos os terrenos que havia para ver e dentro de valores que eu considerava aceitáveis), reservei o terreno para construir a casa! Finalmente!

Não pude reparar que fez a estrutura da casa em LSF (aço), e se não fosse indiscrição poderia-me indicar qual foi a empresa de construção que lhe realizou o trabalho?

Está contente com o resultado final? Isolamentos (acústico e térmico), qualidade dos materias aplicados?

Obrigado,
Nuno

Orçamentos para obras disse...

Está muito gire e a construção parece, pelo menos pelas fotos, com boa qualidade. Parabéns.

valtores disse...

Tambem comecei agora a construir, e vou ler este blog para tirar algumas ideias e dicas! Mas fiquei a espera do balanço sobre como é viver na nova casa.

cpts,
valtores.wordpress.com

ERA Vila do Conde disse...

Se alguem aqui está pensando construir moradia, permitam me que lhes apresente o serviço chave na mão CASA PRO ERA. Conheçam este serviço em www.casaproera.com, podem ver modelos de casas, entrevistas e muito mais. Qualquer duvida contactem-me...Construimos o seu sonho num ano e com o orçamento acordado casaproera.com

Unknown disse...

Conheça os modelos de casas do Serviço CASA PRO ERA, descarregue o catalogo para ver todos os modelos de moradias chave na mão em http://www.casaproera.com

Unknown disse...

Construção de moradias chave na mão, com projecto, licenciamento de construção, construção, e toda a documentação...construção num ano e com o orçamento acordado é o serviço moradias chave na mão da CASA PRO ERA conheça mais em www.casaproera.com, descarregue o catalogo com modelos de casas em http://www.casaproera.com