domingo, 19 de junho de 2011

O cappotto já está posto

Agora a casa já está com um aspecto mais finalizado, já foi colocado o revestimento exterior em cappotto. No exterior falta ainda pôr as janelas e portas e pintar - o construtor quer deixar isso mesmo para o fim, não fosse alguma das outras tarefas que ainda faltam ir estragar a pintura...
No interior também já foram colocadas as divisórias, e feita a canalização e instalação eléctrica. Já quase parece uma casa a sério. Mas ainda faltam as casas de banho, o soalho, pinturas, carpintarias, ui ui.

Uma das coisas que tenho notado é que tenho de estar sempre em cima do acontecimento: pedem-me opiniões, decisões - enfim, este tipo de contrução é muito diferente de comprar uma casa "chave na mão". Mas espero que compense, pelo menos ficará tudo ao meu gosto pessoal, embora me custe mais em tempo e chamadas telefónicas!

Acho que ainda não falei muito do método de construção da casa, mas isto é uma casa sem tijolo (à parte o reforço a uma parede antiga que caiu antes da construção).
A casa é construída em torno de uma estrutura metálica que suporta toda a casa. A estrutura foi depois toda "fechada" com placas de OSB.
No exterior do OSB foi depois colocado o cappotto. Este é um tipo de isolamento térmico e acústico pelo exterior (ETICS) à base de polistireno expandido. Podem encontrar mais info em http://futureng.wikidot.com/cappotto (infelizmente não encontro páginas informativas sem ser de fornecedores...)
No lado interior do OSB foram aplicadas placas duplas de PLADUR com lã de rocha no interior.
Penso que isolamento não vai faltar à minha casita. Os caixilhos e vidros das janelas são também com isolamento térmico, foram bem caros e espero que compense.
As paredes interiores são também em placas duplas de PLADUR com lã de rocha.
Em compensação destas despesas com isolamento, não quis nenhum ar condicionado - também porque me dou muito mal com esse tipo de sistemas, e gastam energia que se fartam - e vou ter apenas uma lareira/recuperador de calor como fonte de aquecimento. Vai queimar a lenha que sai todos os anos das minhas árvores.
Para completar o "clima" ecológico, vai ser instalado também um sistema de energia solar térmico (hei-de falar depois sobre isto nouta mensagem). 

E com tudo isto, espero ter uma conta de electricidade baixinha e estar a contribuir para um melhor meio ambiente. E a cerejinha em cima do bolo é que todos estes melhoramentos energéticos podem ser deduzidos no IRS, oh sim! (a ver se o governo mantém isso até pelo menos ao ano que vem!!)
Entretanto ando em negociações para construir a tal piscina, a começar ainda este mês para grande alegria da minha extensa família. Vai ser objecto de outra mensagem, claro.
Eis umas fotos da construção, com o cappotto em fase de colocação, e agora já na fase final.

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pela informação e descrição do que está a fazer.
Agradecia um favor de me enviar contactos para compra de capotto (fornecedores)redexl@gmail.com

Anónimo disse...

Bom dia. O seu blog parece-me ser muito útil!
Em breve irei construir uma moradia e gostaria de saber, vindo de um cliente, qual é a sua experiência com uma casa de estrutura metálica e "fechada" com placas de OSB. Ou seja, seria óptimo se pudesse indicar as vantagens e desvantagens que de facto tem (email-silveira.paulo@gmail.com)
Obrigado.

Unknown disse...

A CASA PRO ERA também tem revestimento em capoto, conhece as vantagens em http://www.casaproera.com/capoto-isolamento-termico-pelo-exterior/

Anónimo disse...

Excelente trabalho, curiosamente ando a namorar a ideia de colocar este tipo de isolamento térmico em minha casa na zona de Loures, curiosamente existe uma empresa aqui na zona que faz este tipo de trabalhos, chama-se Isotherm parece ter boas referências, vou pedir um orçamento para me preparar mais ou menos para os custos que vou ter no futuro.