quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O projecto de arquitectura - 1

Enquanto imaginava a minha futura casa fui fazendo sempre uns desenhos das plantas - quantos quartos, salas, localização da cozinha e casas de banho, de acordo com as minhas preferências pessoais, nada de detalhes técnicos.

Quando transmiti aos arquitectos os meus "requisitos básicos" acerca da implantação e os meus esboços de plantas eles começaram logo a trabalhar sobre essas bases. Também lhes transmiti que gostava do barracão pré-existente, por ser em pedra e muito antigo. As paredes exteriores ainda estavam intactas mas o telhado tinha caído, assim como as divisões interiores.

Foi então que eles me propuseram um projecto original - já que a casa iria ficar no mesmo local onde está o barracão, porque não "integrar" ambos, salvando parte da pré-existência...?

Assim, parte da parede exterior do antigo barracão (convenientemente tratada, é evidente) vai servir de divisória na minha casa. Por fora desta existirá uma "parede" exterior em vidro, que deixará iluminar bem a casa, como eu desejava.

Esta abordagem tem algum custo... embora a casa vá ficar engraçada e original, não poderá ser uma construção tradicional em tijolo e cimento, nomeadamento no piso superior, porque as paredes antigas não suportariam esse peso.

Assim, a casa vai ser suportada por uma estrutura metálica que vai ficar pousada sobre as paredes de pedra, qual gafanhoto gigante... Essa estrutura será depois forrada de material leve e isolante, que vai ser a parede exterior da casa.

Vai haver também um pequeno pátio interior entre o muro da propriedade e a porta de acesso à cozinha, limitado pelas paredes pré-existentes.

Parece complicado, mas não é. Em baixo vão umas vistas da maqueta para esclarecer melhor.


h2a

h2a