segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A selecção do construtor

Esta é uma dor de cabeça impossível de evitar - a não ser que já conheçamos de antemão a pessoa ideal para construir a nossa casinha.

Como isso não acontecia comigo, toca a dar voltas à cabeça para saber a quem dar a empreitada.

Eu só comecei a consultar construtores após receber o ofício de aprovação do projecto; no entanto, dado que este é um processo que demora algum tempo, se eu tivesse previsto melhor as coisas e não andasse na altura tão atarefada com a minha profissão, teria começado muito antes e teria poupado um ou dois meses de espera. Pois... para a próxima casa se calhar já não faço assim.

Mesmo assim tive alguma sorte - amigos meus e familiares deram-me várias referências de construtores, pelo que consegui consultar cinco empresas de construção.
A questão do atraso em iniciar a consulta acabou por trazer-me também alguma vantagem - pude entregar logo aos construtores o projecto de execução completo, com os mapas de quantidades e de materiais bastante detalhados. Por essa razão eles puderam fazer orçamentos mais rigorosos, pelo que também me foi mais fácil decidir.

O processo de selecção acabou por ser um bocado ad-hoc - escolhi a empresa que me apresentou o orçamento mais bem feito, e que acabou por ser também a que me apresentou melhores condições.
Também já tinha boas referências dela, mas não por fazer as casas mais bonitinhas, ou ser a mais conhecida no mercado. Não, as referências aqui diziam respeito à pessoa em questão - comecei logo a ver que tipo de empresa era quando me apresentou o orçamento: completíssimo, cuidado, todos os itens cotados devidamente, até com emendas e comentários. E, tão importante como isto, foi a única empresa a apresentar-me o orçamento no prazo prometido - dia e hora.

Achei que estes factores eram importantíssimos - a apresentação do orçamento é a primeira imagem que temos da empresa. Se ela é boa, é muito provável que o trabalho da empresa seja como o orçamento que entrega - bom. Agora, quando nos entregam coisas às 3 pancadas, e fora do prazo ainda por cima, o que é que havemos de pensar do trabalho que que irão fazer depois?...

A obra propriamente dita ainda não começou, mas devo dizer que ainda não tive nenhuma razão de queixa da minha escolha - tudo o que foi combinado, encontros, trabalhos preparatórios, documentos, tem sido cumprido à risca e ao minuto. E isto para mim é muito importante e revelador.

O meu voto de confiança portanto para o construtor, e espero que nunca venha a mudar de opinião. Lagarto, lagarto, lagarto!...

Sem comentários: