quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os primeiros passos

Eu gostava mais de falar na "Primeira pedra", mas acho que isso ainda está um bocadinho longe...

Para começar: antes de construir uma casa, é preciso ter um terreno. E nesse terreno tem de ser permitido construir.

Portanto, o passo UM dei-o há mais ou menos um ano. Escolhi um terreno de dimensão apropriada, e antes de o comprar fui à câmara municipal informar-me se era permitido construir ali, qual a taxa permitida pelo PDM, etc etc.

Escolhi o meu terreno numa aldeia que conhecia bem - eu sempre quis uma casinha no campo, quero ser uma "jovem agricultora", gosto de campo, e quando a minha casa estiver pronta tenciono mudar-me para lá de armas e bagagens.

Na câmara municipal foram muito simpáticos e informaram-me de tudo. Sim, podia construir em 1/3 do terreno, sim eles não iam empatar o projecto, querem que mais pessoas vão para aquela região. Saí informada e tranquilizada.

O Passo DOIS foi comprar o terreno - demorou algum tempo, mas lá fiquei com a escritura na mão, e o IMI para pagar. Aqui, um pequeno parentesis: quando há uma mudança de proprietário o terreno é reavaliado. O IMI fica mais caro do que anteriormente - recebe-se em casa uma notificação com o novo valor do IMI.

Para a escritura, foi preciso uma data de coisas, incluindo uma certidão de registo predial de todos os artigos incluídos na transacção. O melhor é a pessoa informar-se no notário de tudo o que é preciso, a não ser que o terreno seja comprado através de uma empresa de propriedades, e nesse caso eles saberão conduzir o assunto.

Mas depois disto tudo, eu fiquei a feliz proprietária de um terreno de cerca de 2000 m2, cheio de árvores de fruto, oliveiras, e um barracão para reconstruir, numa aldeia sossegada. Yupiiii!!!!!

Sem comentários: