quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O projecto

Tão importante como o terreno e a localização é o projecto da casinha...
E "fazer" o projecto da casa implica fazer uma série de escolhas:
  • o local de implantação de cada construção
  • quem vai ser o(s) autor(es) do projecto de arquitectura
  • a divisão e layout da casa - quantos quartos, salas...
  • com um ou mais pisos?
  • os sistemas de apoio - energia solar? climatização? isolamento? etc, etc.
Garanto que não é simples, e que dá muito que pensar. É que estas questões são definitivas - muita coisa não se pode alterar, depois de submetido o projecto para aprovação. Portanto, é melhor pensarmos bem e tomar as opções mais acertadas logo de início.

No meu caso algumas opções foram relativamente fáceis de tomar. Havia dois ou três princípios de que eu não abdicava, e que determinaram basicamente a escolha do local de implantação e da tipologia e nr de pisos da casa.
  1. estragar o menos possível o terreno agrícola - a construção toda não deverá ocupar muito espaço
  2. a piscina tem de ficar a apanhar sol todo o dia, e ser num local a que se possa vedar o acesso
  3. a casa de habitação deverá ficar longe das casas vizinhas
  4. a casa deve ter muita luz.
Assim, as coisas foram mais fáceis: arrumei logo a construção toda junto aos muros da propriedade, a piscina num local com muito sol. A casa vai ter dois pisos, e dado o tamanho da família e o terreno reduzido, vai ser um T4.

Quanto à escolha do arquitecto - optei por um amigo do meu filho, que eu conheço desde criança. É um jovem arquitecto, mas com alguma experiência já, conhece as novas técnicas e os novos materiais, conhece-me a mim, e será capaz de me apoiar neste universo desconhecido.

Tenho confiança, vamos lá ao trabalho, a minha casinha cada vez mais perto do realmente!


Sem comentários: